domingo, 30 de janeiro de 2011

Cerâmica

Pastas cerâmicas
Porcelana, Grês e barro refratário são pastas de alta temperatura - 1200º a 1250º
Barro vermelho e barro branco são pastas de baixa temperatura - 1000º

Ferrametas

Garrote- cortar
Teques de madeira- modelar
Teques de arame- tirar o barro de dentro da peça
Rim de matal ou cartão de crédito- alisar
Pedras- pulir
Rolo da massa e réguas- fazer lastras
Talheres- fazer vários efeitos

Técnicas de modelação

Bola oca-
faz-se uma espécie de bolacha com o barro, com o polgar modelamos até fazer uma parte concava e com os quatro dedos modelamos a parte convexa, faz-se o mesmo procedimento com outra bolacha do mesmo tamanho da anterior e com lambugem (cola de barro) unem-se as duas partes, com a parte concava para dentro.

Lastra- utiliza-se esta técnica mais para fazer formas geométricas. Com um bocado de barro, duas réguas de madeira com a mesma altura desejada e um rolo da massa mete-se as réguas de cada lado do barro e com o rolo passa-se por cima até ficar com a espessura das réguas.

Rolos- com um bocado de barro necessáio, faz-se um chouriço com a espessura e comprimento que se quer, esfrega-se o barro com as duas mãos uma contra a outra ou contra uma soperfície lisa (mesa) e com uma mão. Esta técnica usa-se para fazer diversas formas, como por exemplo uma chavena. Para alisar pode ser com os dedos ou com um garfo raspa-se toda a superfície e com um rim alisa-se.

Vazamento- Para se vazar um objecto em barro utiliza-se os teques de arame, para isso primeiro corta-se o objecto a meio fazendo dois risquinhos no mesmo sitio para se saber onde voltar a colar, com o teque vaze-se as metades da peça ficando com a mesma espessura (não muito fina), ao fim de estarem vazadas, põe-se lambugem nas duas metades onde se unem unindo o dois risquinhos. Após o objecto colado faz-se um furinho para quando for ao forno a peça não explodir.

Secagem
A secagem é um processo lento, nunca é ao sol.
O barro vermelho fica mais claro quando seca.

Cozedura
As cozeduras são lentas - 100º-150º por hora.
Existem diferentes fornos - Electricos, a Gás e a Lenha.

Sem comentários:

Enviar um comentário